Exercícios Propostos – Inflação – Rentabilidade Real


Numa agência bancária, um CDB é adquirido por uma taxa anual nominal de 11% a.a., pelo prazo de 3 meses. Qual a taxa real de aplicação do período se a inflação for de 0,4% a.m. nesses três meses?

Inflacao

8 comentários

  1. parabéns Ricardo pela página sou formada em matemática e uso sempre sua pagina pra aprender e ensinar. É muito bonito ver uma pessoa que gosta de transmitir o que sabe.

    Curtir

    1. Muito Obrigado Joice pelo carinho e reconhecimento!
      Eu realmente tenho o prazer em fazer exercícios de matemática financeira! Ultimamente está faltando um pouco de tempo para dedicar. Fico muito feliz e motivado em saber que o blog está ajudando as pessoas. Obrigado

      Curtir

  2. Boa noite, entendi um pouco.
    Na segunda parte da resolução não seria o cálculo da taxa real? E na terceira parte você fez um cálculo de taxa equivalente?

    Curtir

    1. Boa Noite Leila,

      O exercício não se refere ao cálculo da taxa equivalente. O que está em questão é o conceito de Inflação. Primeiramente achei a taxa da inflação e depois achei a taxa real no decorrer dos 3 meses.

      Curtir

      1. Oi Clarissa

        Primeiro achei a taxa nominal para 1 mês para que seja possível achar a taxa de inflação para o mesmo período. Assim, com a taxa de inflação aplicada para 1 mês para que seja possível achar uma taxa real com período superior a um mês, que no caso do exercício está pedindo uma taxa de 3 meses, é necessário usar a última fórmula usando a exponenciação para achar a taxa para os 3 meses.

        Obrigado pela sua visita.

        Curtir

      2. Sim. Clarissa você tem razão. É a taxa real para 1 mês. Mas o exercício está pedindo a taxa real nos 3 meses.

        Curtir

      3. Entendi. O que ficou confuso foi que você escreveu ‘inflação’ no que era o cálculo da taxa real.

        Curtir

Deixe uma resposta